Espaço Condor: Tela Marina Espatulada, com Daniel Mariano

No Espaço Condor do Programa Arte Brasil da última terça-feira, Daniel Mariano nos ensinou a técnica de pintura espatulada a óleo em tela! A tela ensinada foi essa lindeza com tema Marina:

Vamos ao vídeo do programa, e logo depois, a descrição dos materiais e do passo a passo!

 

Tela: Marina Espatulada

Material Necessário:

- Tela medida 40X60cm
- Pincéis Condor Ref. 456 nº 14, nº 16, nº 18 e nº 22

- Pincéis Condor Ref. 421 nº 10 e nº12

- Pincel Condor Ref. 457 nº 16
- Espátula Condor Ref. 501, Ref.505 e Ref. 508
- Tinta a óleo nas cores: Branco de Titânio, Azul Ultramar, Azul Cerúleo, Amarelo Indiano, Verde Inglês, Verde Vessie, Sépia, Carmim, Vermelho da China, Laranja, Amarelo Pele e Siena Natural
- Risco com Carvão Vegetal.

 

Passo a passo:

- Com os pincéis 456/22 pinte o céu e a água com as cores azul ultramar , azul cerúleo e branco.
- Pinte as montanhas usando azul ultramar puro, use o pincel 456/18 e dê volume nas montanhas usando a espátula ref. 501. Sombree com siena natural usando o pincel 456/16.
- Pinte a vegetação: Use o pincel 456/14, com pinceladas em “X” usando as misturas de cores verde vessie e carmim. Ilumine usando a espátula ref. 505.
- Com a Espátula ref. 508 pinte todo o barco com as cores branco, amarelo indiano vermelho da china, sépia e azul ultramar.
- Pinte as pedras usando o pincel 456/14 com sépia e use a espátula Ref. 505 com tinta laranja para iluminar.
- Finalize a obra usando o pincel 42/10 e 421/12 com amarelo pele e sépia pra realçar os troncos.

Dica: Como o espatulado possui uma secagem demorada devido o volume de tinta, uso secante de cobalto diluído em óleo de linhaça para acelerar o processo.

 

Fonte do texto: Programa Arte Brasil

Compartilhar

Pin It

10 comentários

  1. COMO FAÇO PARA VENDER MINHAS TELAS, POIS MORO EM CIDADE PEQUENA, JÁ FIZ VÁRIAS EXPOZIÇÕES DIVULGO NO FACEBOOK, DE BOCA EM BOCA, MERCADO LIVRE DA MINHA CIDADE DA CIDADE VIZINHA ETC. RARAMENTE VENDO UMA TELA.

    • Amigo Jose Dagoberto, o que vc estar fazendo para comercializar suas telas ta certíssimo, quanto a vender, depende muito do seu publico.

  2. QUAL O VALOR QUE COLOCO EM MINHAS TELAS, NUM CURSO A MUITO TEMPO APRENDI QUE SOMA OS VALORES DOS GASTOS DOS MATERIAIS E MULTIPLICA VEZES TRES. ACHO QUE ESTA MANEIRA NÃO DÁ MUITO CERTO E O MEU TRABALHO NÃO CONTA.. OU DOU O PREÇO QUE ACHO QUE DEVO COLOCAR?

    • O que você aprendeu no curso, estar correto, tem pessoas que multiplica por 4 o que gastou, lembrando que essa regra é para quem estar aprendendo, Agora se vc já é profissional, o preço vc é quem estipula.
      Abraços

  3. ALGUMAS DE MINHAS TELAS COM O PASSAR DO TEMPO, A TINTA FICOU MELADA E PEGAJOSA
    ATÉ SAI SE ESFREGAR ALGO OU O DEDO, PRINCIPALMENTE AS CORES ESCURAS, NÃO SEI SE FOI PELO USO DE ALGUM PRODUTO QUE OCASIONOU. O QUE PODE TER ACONTECIDO?

    • Se você pintou com tinta acrílica, dever ter usado muito diluente. Se foi com tinta óleo, usou muito óleo de linhaça e sem secante de cobalto. Ou pode ter sido a mistura das duas técnicas de maneira errada.

  4. Gostaria de saber se toda água a gente pinta na vertical, porque aprendi assim num curso que faço. Se tiver algum lingue para enviar-me ficarei grato.

    Abraço.

    Denner.

    • Denner, não existe uma regra para pintar a água, tem artista que prefere fazer na horizontal, outros preenchem toda a tela e depois faz os movimentos. Eu prefiro e ensino aos meus alunos que a água com reflexo de vegetação, pinta-se no vertical e depois faz os movimentos na horizontal, dando movimento a água.
      Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>