Espaço Condor: Paisagem Monocromática com Augusto Aguirras!

No último dia 27/03, foi ao ar no Programa Arte Brasil mais uma edição do Espaço Condor! Nosso representante dessa vez foi o Augusto Aguirras, que foi ensinar pra gente uma tela de paisagem monocromática, com tinta a óleo.

 

Vamos ao vídeo? Garantimos que essa tela é super fácil e rápida de ser feita!

 

 

 

 

Material Necessário:


– Pincéis Condor Ref. 284 nº 12, nº 6 E nº 20, Ref. 285 nº 4, Ref. 436 nº 6, Ref. 456 nº 24 e Ref. 431 nº 20;
– Tinta a óleo nas cores branco de titânio, vermelho óxido transparente e preta;
– Óleo de Linhaça;
– Secante de Cobalto;
– Tela Painel 50x70cm

 

Passo a passo:

Dica: faça uma mistura de 4 partes de óleo de linhaça e 1 parte de secante de cobalto para molhar o pincel. Essa mistura promove maior fluência nas pinceladas e acelera a secagem da tinta a óleo. Durante o passo a passo umedeça levemente cada pincel nessa mistura antes de carregar a tinta.

1. Com o pincel 456/24 e a cor vermelho óxido com um toque de preto, pincele o céu e o fundo da vegetação.

2. Continuando com o 456/24 agora com um toque de branco, matize o céu na parte de baixo, com movimentos diagonais. Faça o mesmo no lago com movimentos horizontais.

3. Com o pincel 284/20 com as cores vermelho óxido e branco pinte as montanhas e a terra sob a casinha, ampliando o branco nas áreas iluminadas, adicione um toque de preto nas áreas de sombra.
4. Usando o pincel 436/6 pincele a vegetação na base das montanhas, mesclando o branco com um toque de preto. Ilumine no final somente com a cor branca.
5. Para pincelar o tronco da árvore use o pincel 285/4 com branco e um toque de preto, em seguida, pincele a copa da árvore com o pincel 436/6 com toques de vermelho óxido e branco.
6. Com o pincel 284/12 com branco e toque de preto pincele a cerquinha e o tronco do coqueiro.
7. Use o pincel 284/16 com branco e um toque de preto para pincelar a casinha, matizando as cores adequadamente nas áreas de sombra e luz. Aproveite o mesmo pincel para fazer os reflexos sobre o lago.
8. Pinte as janelas e portas da casa com o pincel 284/12 e pincele as telhas no telhado com toques de branco.
9. Com o pincel 431/20 pincele as folhas do coqueiro com branco e um toque de preto.
10. Use também o pincel 431/20 para a vegetação no entorno do lago, contrastando as cores branco, vermelho óxido e preto, de acordo com o fundo já pintado.
11. Pinte os pássaros distantes mesclando o branco com um toque de preto no pincel 285/4, com pinceladas em forma de “m”.
12. Pinte a árvore frontal seguindo os passos anteriores, usando o pincel 285/4 com branco e um toque de preto para o tronco, pincel 436/6 com branco e um toque de preto na copa.

Compartilhar

Pin It

7 comentários

  1. Tive uma aula com o professor Augusto Aguirras hoje na faculdade claretiano e fiquei muito entusiasmado com as tecnicas e com os materiais da condor que nao conhecia

    parabens

  2. PARABENS PELO PROGRAMA SOU SEU FÃ , ASSISTO SEMPRE , MAS ESSE É O MELHOR PROGRAMA QUE JA TEVE AI, COM A PRESENÇA DO AUGUSTO AGUIRRAS NÃO CONHEÇO ELE MAS COM CERTEZA DEVERIA TRAZE -LO MAIS VEZES , GOSTARIA MUITO DE POSSUIR TER O SEU DVD , PODE SER , SOU DA PARAIBA E TROUXE O PASSO A PASSO PRA KA . ABRAÇÃO

  3. celia cristina de mattos carvalho 05/04/2012 at 17:11 - Responder

    excelente programa, gostaria de saber mais. Se tem revista,ou se augusto tem dvds

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>