Passo a passo: Pintura em tela com tinta acrílica

78
175773

Se você sempre quis aprender técnica de pintura em tela com tinta acrílica, mas não sabia por onde começar, a gente te ajuda! Nossa parceira Ariane Cerveira gravou uma série de vídeos mostrando o passo a passo da pintura com tinta acrílica em tela, desde a escolha dos materiais, preparação da tela, do desenho e a pintura de cada parte separada! O resultado final das aulas é o quadro abaixo:

Vamos lá? Ela separou o vídeo em várias partes, todas bem explicadinhas, pra facilitar pra vocês.

Os materiais necessários são:

– Pincéis Condor Ref. 384, 386, 385

– Tela 50x70cm ou 40x50cm

– Risco

– Tinta acrílica cores branco de titânio, azul ultramar escuro, sombra natural, alaranjado, verde oliva, amarelo ocre claro dourado, verde ouro, verde oriental, terra de sombra natural, sépia, vermelho veneza, médium acrílico


 

Você encontra o risco pra salvar, em tamanho natural, no blog da Ariane! É só clicar AQUI.

Compartilhar

Deixe um comentário

avatar

Organizar por:   novos | mais antigos | mais votados
Maria Irinéa Silva veloso
Visitante
Maria Irinéa Silva veloso
1 mês 17 dias atrás

GOSTEI MUITO DO SEU PASSO A PASSO. Vou experimentar.

Anna Caroline Schelbauer Ribeiro
Visitante
Anna Caroline Schelbauer Ribeiro
3 meses 6 dias atrás

Que passo a passo maravilhoso!!! nunca trabalhei com acrílica em tela, só óleo… mas adorei e vou fazer o teste

Rafael Dias
Visitante
Rafael Dias
3 meses 24 dias atrás

Olá, belo trabalho, sou iniciante e nunca fiz curso, então tem me ajudado bastante. Mas só por curiosidade, você vende as telas pela internet? Pois gostaria de fazer pra vender pela internet, mas não sei se é viável enviar pelos correios…

Rone Silva
Visitante
Rone Silva
8 meses 14 dias atrás

Olá, tudo bem? Gosto muito de pintar e gostaria de saber qual tinta é melhor para se pintar em tela, acrílica ou a óleo?

Marilia Caldeira
Visitante
Marilia Caldeira
8 meses 16 dias atrás

Bom dia

Ficou linda, Se eu quiser reproduzi-la em preto e branco , quais cores de tinta vou precisar? Desde já obg

Fernanda
Visitante
Fernanda
11 meses 1 hora atrás

Olá…devo finalizar uma tela em acrílico com verniz? Não usei a tinta gato preto pois e difícil encontrar todas as tonalidades em minha cidade…obrigada

Uelbem Cruz
Visitante
Uelbem Cruz
1 ano 3 meses atrás

Boa tarde! comprei os materiais pra pintar a tela que a Ariane ensina na video aula, porém a tinta acrílica gato preto sombra natural não conseguir encontrar pra comprar em nenhuma loja virtual,comprei de outra marca, mas a tonalidade é diferente da que eu gostaria. Tem alguma mistura de tintas que se aproxima da cor sombra natural da gato preto?

Claudia Piedade
Visitante
Claudia Piedade
1 ano 3 meses atrás

Bom dia, gostaria de saber que cores vc me recomenda no caso de usar tinta a óleo nas montanhas,pois estou iniciando e não tenho muita prática ainda.
Obrigada por tudo,muito útil suas aulas.

MARILENE TERESINHA BATISTA
Visitante
MARILENE TERESINHA BATISTA
1 ano 4 meses atrás

Ola gostei mt do video ja pinto um pouco , mas tenho mt dificuldade em saber o tamanho dos objetos na tela . PEx. um gado perto ou longe. como sei o tamanho .Poderia me ajudar????

Marcos Marcony
Visitante
Marcos Marcony
1 ano 4 meses atrás

Boa tarde,
Assisti alguns vídeos seus e gostei muito, em alguns deles você informa que podemos tirar algumas dúvidas.
Estou começando a pintar cm tinta acrílica da marca acrilex, estou com alumas dificuldades.

* Assim que eu coloca na tela mesmo usando um pouco de medium, ela seca muita rápido, difícil de fazer degrade por exemplo, flores, etc….
* Estou usando uma bandeja como palheta, estou revestindo com plástico, a tinta está secando muito rápido na palheta tb, estou estragando muita tinta.

Favor me orientar, não ei se essa marca seca muito rápido…

obrigado…
Marcos Marcony

Cristina
Visitante
Cristina
1 ano 3 meses atrás

Marcos, eu me lembro que a professora Ariane disse preferir a tinta gato preto justamente porque demora mais para secar.

deixe correa
Visitante
deixe correa
1 ano 5 meses atrás

Oi, gostaria de saber se eu posso usar tinta acrílica em cima da tinta a óleo seca. Comecei com tinta a óleo,mas não gostei de trabalhar com ela….

Ivonete Sueli
Visitante
Ivonete Sueli
1 ano 7 meses atrás

Adorei!!! Vou aproveitar muitas dicas…parabéns!!!

Katia
Visitante
Katia
2 anos 1 mês atrás

Olá, adorei a aula! Gostaria que me ajudasse pois comecei a pintar a pouco tempo e acabei errando na tela. Gostei da parte de cima, mas embaixo gostaria de refazer sem ter que começar tudo do zero em outra tela. Existe algum produto ou técnica para remover a tinta de apenas uma parte do quadro? O que você me aconselharia a fazer? Estou pintando com acrílica. Gratidão.

Sidinei brito
Visitante
2 anos 1 mês atrás

Parabéns pela pintura Ariane, veja o meu http://quadrosabstratosbritto.com/quadro-abstrato

carlos
Visitante
carlos
2 anos 2 meses atrás

ola, onde moro é difícil achar a tinta gato preto. qual marca você indica por ser mais parecido com a gato preto? grato

Maria do Carmo Pica
Visitante
2 anos 2 meses atrás

Olá, adorei a suAS dicas. Eu pinto com tintas acrílicas e nunca assinei as minhas telas, mas neste momento vou expôr e gostaria de saber qual a melhor formas de assinar as telas para a assinatura ficar melhor, que tipo de tinta de costuma usar e se é com pincel ou ou se tem outra forma de assinar. Agradeço pelas dicas que são muito importantes para quem está a iniciar. Bom trabalho. Beijinho.

Alysson Leitão
Visitante
Alysson Leitão
2 anos 4 meses atrás

Bom dia Ariane!! Gostaria de saber o que fazer depois que a tela está pintada. Precisa aplicar algum produto pra garantir a proteção? Verniz, laca, ou alguma outra coisa? Terminei minha pintura, mas fico com receio de que ela pereça com o passar do tempo. Obrigado! ^^

Lucia Helena Rocha Bastos
Visitante
Lucia Helena Rocha Bastos
2 anos 4 meses atrás

Gostaria de saber se preciso dar mais de ima demão nas tela pintada com tinta acrílica? Um abraço Lucia Helena Rocha Bastos

Yoracy
Visitante
2 anos 4 meses atrás

Quanta generosidade. Compartilhando seu conhecimento e talento. Tudo bem explicado.ARIANE. Adorei e fiquei sua fã. Grata. Beijinhos coloridos. Yoracy/Rio de Janeiro.

ESTELVIO SCHUNCK
Visitante
ESTELVIO SCHUNCK
2 anos 5 meses atrás

PARABÉNS PELO BLOG E VÍDEO.

ESTELVIO SCHUNCK
Visitante
ESTELVIO SCHUNCK
2 anos 5 meses atrás

PARABÉNS PELO VÍDEO.

Edinaldo Júnio
Visitante
Edinaldo Júnio
2 anos 7 meses atrás

Olá Ariane, preciso saber como faz aspecto de molhado com as tintas acrilica na tela, se preciso misturar alguma coisa, quero q minha pintura fique com cores uma por cima da outra mas que sejá visivel as duas cores, espero que tenha me entendido, muito obrigado!

Condor Pincéis
Visitante
2 anos 7 meses atrás

Olá Edinaldo!
Pelo que entendemos da sua pergunta, a resposta é que precisa pintar com a tinta mais aguada.

Qualquer dúvida estamos à disposição!
Abraços.

Cintia
Visitante
Cintia
2 anos 11 meses atrás

Adorei seus videos, ótimo trabalho. Parabéns!

Gilberto
Visitante
Gilberto
3 anos 10 dias atrás

Bem interessante os vídeos e o resultado final! Parabéns Ariane!

HERIVELTO ROSA FERNANDES
Visitante
HERIVELTO ROSA FERNANDES
3 anos 10 dias atrás

ARIANE ADOREI SEU VIDEO.FIZ AULA DE PINTURA UNS 3 MESES E NAO DEU PARA PEGAR MUITAS TÉCNICAS APRENDI FAZER NUVENS COM FORMATO CIRCULARES .JA ASSISTINDO SEU VIDEO COM FORMATO DE X TAMBEM ACHEI LEGAL, QUAL É O MELHOR ? .TENHO DIFICULDADE EM FAZER ARVORES E FAZER MONTANHAS DISTANTES .COMPREI TINTA SOMBRA NATURAL A OLEO ACRILEX .PARA APARECER MONTANHAS E ARVORES DISTANTES TEM Q MISTURAR SOMBRA NATURAL COM BRANCO ? COMO FAZER ?

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Isabela. A tinta vermelha é uma cor primária. Não conseguimos fazer a partir de misturas. Beijos

Eduardo Oliveira
Visitante
Eduardo Oliveira
2 anos 8 meses atrás

Usando magenta e amarelo se tem o vermelho.

Francisco Joamar P. Franca
Visitante
Francisco Joamar P. Franca
3 anos 1 mês atrás
Bom dia, eu gostei, muito de seus videos sobre pintura. Eu já pintei antes mas com tinta à óleo ejá faz muito tempo, atualmente trabalho com tattoo e pirografia em madeiras (sou tatuador profissional) e sinto muita vontade de voltar a pintar com tintas acrilicas, e gostaria de saber, por gentileza se posso diluir a tinta acrilica somente com agua, ou preciso desse produto o “medium acrilico”, para poder pintar?, aguardo sua resposta , por gentileza se for possivel o meu e-mail é chicotattooeartes@yahoo.com.br e tenho tambem meu face em meu nome, onde poderá ver meus trabalhos mais recentes. abraço… Leia mais »
Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Francisco. Pode usar sim água, em vez do médium. Mas cuide para não misturar muita água, para a tinta não ficar muito aguada. Vá adicionando aos poucos.

Francisco Joamar P. Franca
Visitante
Francisco Joamar P. Franca
3 anos 1 mês atrás

Amiga Ariane Cerveira, gostei muito de suas aulas, foram muito úteis e voce é uma excelente Artista, quero lhe parabenizar por sua linda arte e pelos seus ensinamentos, vou continuar aprendendo com seus videos bastante esplicativos, e continuo aguardando sua resposta (em relaçaõ à diluição da tinta acrilica, se é mesmo nescessário o uso do “medium acrilico?)obrigado mais uma vez , abraços chico

pedro
Visitante
pedro
3 anos 1 mês atrás

nasci com o dom para a pintura minha mae sabe pintar,meu pai,meus tios, mas eu nao nasci crack para a pintar senpre pintei torto borrado e feio

josé moreira roriz
Visitante
josé moreira roriz
3 anos 3 meses atrás

amigo bom dia. sempre fui apaixonado por pintura mas nunca tive a curiosidade de pelo menos saber quanto fica esses material para começo de carreira por favor dentro do possível me passar um orçamento de tudo a aquilo que um iniciante precisa para começar desde já agradeço.

Telma Barros
Visitante
Telma Barros
3 anos 3 meses atrás

Adorei seu trabalho! Sempre tive vontade de aprender a pintar mas, nunca tinha encontrado ninguém pra me ajudar hoje encontrei você acho que vou conseguir. Um abraço.

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Telma. Obrigada pelo carinho. Qualquer dúvida estou a disposição. Envie email para arianecerveira@hotmail.com
Beijos

Adriana Apª de Oliveira Welz
Visitante
Adriana Apª de Oliveira Welz
3 anos 3 meses atrás

Oi, estou louca pra aprender pintar tela, mas aqui em minha
cidade não encontrei ninguém que ensine, e procurando na
net achei vc e amei sua aula, sua técnica,vou comprar os materiais e tentar fazer esse tela.
Gostaria de saber se as cores da gato preto a óleo são do
mesmo tom das acrílicas.
Aqui em minha cidade só encontrei tinta acrílica da Acrilex.
Desde ja agradeço…
Bjs

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Adriana. Quase todas as cores são semelhantes, mas algumas tem bastante diferença.
Qualquer dúvida envie email para arianecerveira@hotmail.com
Beijos

Dinalva Cezar
Visitante
Dinalva Cezar
3 anos 3 meses atrás
Ariane, sou apaixonada por pintura em tela. Fiz dois cursinhos de tres meses, com tinta a oleo. Mas senti um cheiro muito forte, desisti. Por minha conta e risco, comprei tinta acrilia e comecei a fazer algumas telas. Mas nao conseguia me adaptar com a tinta. Secava rapido, as vezes fazia ate uns buracos na tela. Depois encontrei voce dando esse curso e percebi que os seis meses de curso, eu aprendi menos que em uma aula sua. Nesses cursinhos, o pessoal nao se interessa em mostrar a tecnica, so pensa na mensalidade. E voce passa direitinho o que eu… Leia mais »
Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Dinalva. Obrigada pelo carinho. Em breve teremos mais aulas. Beijos

Cicero
Visitante
Cicero
3 anos 4 meses atrás

Foi muito bom te ver pintando… Embora sabendo que não é, parece fácil… Fiquei com vontade de começar a pintar, mesmo não tendo este dom…Muito obrigado

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Cicero. O mais importante de tudo é a vontade de fazer. Pois as vezes as pessoas tem talento e também não se interessam, e qualquer coisa que fizermos precisamos treinar bastante para alcançar os resultados positivos, apenas o talento não adianta. Qualquer dúvida envia emal para arianecerveira@hotmail.com
Beijos

Gustavo Ribeiro
Visitante
3 anos 4 meses atrás

Adorei a sua aula. Excelente trabalho e um dom magnifico. Estou começando agora e tenho uma dúvida se você pudesse me orientar ficarei grato. Após terminar de pintar o quadro com a tinta acrílica é necessário passar algum produto? Algum verniz ou alguma coisa para proteger a tela de mofo ou algo que a danifique? Ou a tinta acrílica não ocorre nenhum problema é só pendurar na parede? Rs.
Obrigado e sucesso para você. Abraço

adelice
Visitante
adelice
3 anos 4 meses atrás

Dicas muito boa sou iniciante tbm aprendi por conta própria dom Que DEuS ME DEU, MAS vC PINTA MUITO BEM. A ARTE É UMA COISA INCRIVEL .VC ESTA DE PARABENS, GOSTARIA DE PINTAR MELHOR TELHA E AGUA ACHO DIFÍCIL FAÇO MAIS NÃO ACHO QUE TA BOM, VOU CHEGAR LA. UM ABRAÇO.
MORO EM PICOS DO PIAUI AQUI TEM MUITAS ARTISTAS,,, BJUS

Maria Aparecida
Visitante
Maria Aparecida
3 anos 4 meses atrás

Ola Ariane gostei muito de suas pinturas ficou muito linda esta paisagem gostaria que voce me mandasse por ima-il para mim um esbosso e as cores das tintas que usa para pintar Sem mais Deus te a Bençõe E Que te forças para que continui Assim 1 de Maio 2013 As14h10

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Maria Aparecida. Procure no meu blog tem os riscos de todos os meus vídeos e também alguns guias de cores. http://www.arianecerveiraatelie.blogspot.com
Qualquer dúvida estou a disposição. Beijos

Lu Vilela
Visitante
Lu Vilela
3 anos 4 meses atrás

oi Ariane,
Adorei sua aula , super bem explicada, aprendi muito com ela,
Tenho uma pequena restrição quanto às tintas, sou alérgica ao cheiro, mesmo assim pinto com tinta acrílica para tecido, mas nunca tive aula, gostei muito do seu modo de ensinar, bem detalhado.Eu mesmo assim pinto em tela com tinta pra tecido, muita gente gosta, mas com suas dicas vou me aperfeiçoar.
Um grande abraço. estarei solicitando o vídeo. Obrigada, Deus te abençoe por este Dom.

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Lu. Obrigada pelo carinho. Beijos

antonio augusto pinheiro neto
Visitante
antonio augusto pinheiro neto
3 anos 5 meses atrás

todos materiais da condor sao de primeira qualidades principalmente estes materiais para pintar como pinceis que muitos pintores de qualidades por ter um bom material eu uso e adoro, eu gosto de pegar dicas com estes proficionais da condor os pinceis sao de primeirissima qualidade eu fico grato.

jose alvim
Visitante
jose alvim
3 anos 5 meses atrás

obrigado pela gentileza,adorei as dicas,beijo

jose alvim
Visitante
jose alvim
3 anos 5 meses atrás

Obrigado pela sua gentileza e carinho,beijo.

SUELI F CUNHA
Visitante
SUELI F CUNHA
3 anos 5 meses atrás

amei/ já pintei alguns quadros/mas há 2 anos que n/ pinto nada/ me animei p/ voltar – parabéns – abraços – sueli

Átila
Visitante
Átila
3 anos 6 meses atrás

Adorei essas dicas.

Teresinha L. Gonçalves
Visitante
Teresinha L. Gonçalves
3 anos 6 meses atrás

Oi Ariane
Sempre quis pintar paisagens. Adorei encontrar seu blog. Vou segui-lo na 1a paisagem.
Vou pintar o coelhinho, lindo!!!
Um abraço

Dina alves
Visitante
Dina alves
3 anos 6 meses atrás

Adorei esta pintura e gostaria de vêr mais pinturas de paisagens. Gosto muito de pintura mas a de paizagens é a q mais gosto. Obrigada

Esmeralda Bento
Visitante
Esmeralda Bento
3 anos 6 meses atrás

Adorei seu trabalho o video está fantastico, em todos os sentidos, tanto as cores como a simplicidade do desenho como ensina com sua vos suave dando todos os detalhes , só me falta as suas mãos parece tão facil dito por a Ariane, eu sei k a pratica é tudo mas faltando o jeito, não á como mudar. Obrigado um abraço da E. Bento de Portugal

sonia
Visitante
sonia
3 anos 6 meses atrás

consigo pintar flor no acrilico??? fazi no oleo, hoje nao posso mais…

Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Sonia. Em breve postaremos mais vídeos inclusive com flores. Beijos

Maria de Fatima Moretti
Visitante
Maria de Fatima Moretti
3 anos 6 meses atrás

Ariane suas dicas são sempre preciosas,muito obrigada

Nádia Maria Bobroff Maluf Vilela
Visitante
Nádia Maria Bobroff Maluf Vilela
3 anos 6 meses atrás
Olá Ariane, tudo bem ? Assisti ao seu vídeo e gostei da dica da lixa pra deixar a tela mais lisa. Pinto há muitos anos. Parei por muitos anos e agora estou retornando. Gostaria de uma dica sua de como comercializar minhas telas. Como posso começar a vender minhas telas Ariane ? Moro em Meceió / Alagoas. Pensei em oferecer nas lojas de decoração, móveis, etc. O que vc acha ? Parece que o mercado em Recife é melhor que Maceió. Vc sabe alguma coisa a respeito ? Agradeço desde já se vc puder me dar essa dica. Como começo… Leia mais »
Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Nádia. A venda de telas é algo muito particular. Tem vários fatores que influenciam. Local, técnica, público, entre outros.
Você pode entrar nestes sites de arte e artesanato e pesquisar alguns itens parecidos com o seu. Tem muita coisa por lá. Veja no ELO7.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Beijos

Lucia Oliveira
Visitante
Lucia Oliveira
3 anos 6 meses atrás

Adorei suas dicas, como sempre generosa e com uma didática perfeita para ensinar pintura. Já uso pincéis da Condor a muito tempo aprendi mais ainda contigo.
Boa sorte nessa empreitada , aguardo mais e mais dicas. .

Nilza Maria da Silva
Visitante
Nilza Maria da Silva
3 anos 6 meses atrás
Adorei assistir seu vídeo! Estou pintando telhas com paisagem rurais para minha cunhada. Como sou auto-didata, minha pintura não tem tanta perfeição como a sua, porém fica bonita. Por isso, eu quis assistir algum vídeo para aprender mais. Vc está de parabéns! Vc explica bem e mostra o qto é simples pintar! E vi tb que preciso comprar pincéis adequados iguais aos seus. Nunca gostei de pintar tela, pois sempre achei que tinha que usar tinta à óleo, mas vi que dá para usar a acrílica e não precisa de produtos tóxicos. Uma pergunta: como vc protege a pintura, que… Leia mais »
Ariane Cerveira
Visitante
Ariane Cerveira
3 anos 1 mês atrás

Oi Nilza. A tinta acrílica já tem acabamento especial. Mas se preferir pode passar um verniz acrílico por cima. Beijos.

wpDiscuz