Arte da Jaque

2
2001

Criamos esse espaço aqui no blog pra você conhecer um pouco mais os nossos artistas parceiros!

A entrevistada de hoje é a nossa amiga e parceira a artista Jaque!!

Nós admiramos muito o trabalho dessa artista tão parceira da Condor. Temos certeza que você também irá gostar!!

FotoJaque

Vamos conhecê-la?

Nome: Jaqueline Elizandra Godoi de Morais

Nome artístico: Arte da Jaque

Onde mora: Guaxupé (MG)

 

Entrevista:

 

Blog Pintura – Fale um pouquinho de você!

Jaque – Tenho 37 anos, sou mineira, casada e tenho um filhinho de 7 anos. Meu marido e meu filho são meus admiradores e fãs, me ajudam muito, na escolha de materiais, tintas, ferramentas e detalhes. Eu gosto de dividir o que faço, estou sempre em busca de novos aprendizados, técnicas. Sou uma pessoa simples, gosto de praticidade e organização! Adoro cuidar da minha casa, cozinhar também! Amo flores, a natureza me inspira.

Confesso que sempre gostei de estudar, sou Pedagoga, cursei o Magistério e Pedagogia, trabalhei muitos anos na área educacional, tive a oportunidade de conviver com diversos níveis, desde o maternal até o superior.

Além das salas de aula, trabalhei na biblioteca, foi um período no qual aprendi muito, pois além dos livros à disposição, um leque de informações se abria a todo instante, na rotina de assessorar os alunos a pesquisas. Foi marcante essa fase para mim, pois concluí alguns projetos na área da leitura que guardo até hoje doces recordações!

Morei alguns anos em São Carlos (SP), lá também aprendi muitas coisas. É uma cidade universitária muito bacana, tem o frescor de uma cidade do interior e ao mesmo tempo a velocidade de uma metrópole. Muitas lojas de artesanato, cursos para todos os gostos e bolsos… Foi um período muito especial em minha vida!

Fui Cabeleireira também, me profissionalizei, tive meu salão de beleza por algum tempo!

Sou a filha mais velha de pais divorciados e desde pequena não tive uma vida muito fácil. Minha mãe cuidou de mim e meus dois irmãos. Ela estava sempre fazendo crochê, pintura em tecido, costurava calçados para aumentar a renda familiar. Eu comecei a trabalhar desde minha infância, ajudando-a nos afazeres de casa e cuidando dos meus irmãos. Enquanto outras crianças brincavam de casinha e boneca, eu já vivia a realidade da vida.

Cresci vendo ela fazendo grandes maravilhas de crochê, mas a minha habilidade mesmo era para pintura…

Teve um tempo que nós trabalhávamos com artigos de couro, acessórios, bolsas. A partir daí a confecção rústica tomou conta do meu coração… Inclusive quando estudava no Magistério confeccionei 100 mini bolsinhas de couro para material de contagem para as crianças, foi um sucesso que até hoje eu recordo.

Desde criança sou uma admiradora das cabaças e já algum tempo elas fazem parte da minha vida, minhas companheiras!

 

Blog Pintura – Qual tipo de arte/técnica você mais gosta de fazer?

Jaque – Amo Arte em Cabaças, a pintura é o que dá a vida em minhas peças! Utilizo muito biscuit, no qual realizo os penteados e diversos tipos de cortes de cabelos em minhas bonecas (os).

 

Blog Pintura – Conte como surgiu seu interesse pela pintura.

Jaque – Amo pintura, desde o tempo do colégio adorava pintar, desenhar. As aulas de educação artística para mim não tinham fim, eu sempre acrescentava detalhes e mais detalhes, as pinturas com tintas guache, os aquarelados, que sonho!

A pintura está em meu ser, começou nos rabiscos desde a educação infantil, e até hoje me lembro da minha 1ª professora, que deu as possibilidades de criar e sonhar. Naquele período, era tudo diferente! O tempo parecia que não corria tanto, os professores tinham mais momentos de criação com seus alunos, formava-se um vínculo, era muito gostoso!

Já na adolescência eu comecei a fazer um curso de pintura em tecidos e a partir daí, ia me aventurando nas caixinhas, peças de MDF. E utilizar a pintura nas Cabaças foi amor à 1ª vista.

Embora a técnica em cabaças requer mais tempo para higienização e preparo até iniciar a pintura, mesmo sendo muito trabalhoso faço com muito carinho!

 

Blog Pintura – Você comercializa seus trabalhos ou faz só por hobby/diversão?

Jaque – Sim, antes de ser mãe eu fazia artesanato por hobby, presenteava, vendia a pessoas conhecidas. Mas depois que meu filho nasceu, eu queria mesmo era me dedicar a ele, vivenciar de perto seu crescimento. Mas precisava trabalhar, pois a vida não é fácil para ninguém, então assumi a minha profissão de Artesã que sempre me acompanhou e deixei desabrochar as minhas criações. Assim eu posso trabalhar em casa, cuidar do meu filho, marido, meu lar fica mais feliz!

 

Blog Pintura – Você tem alguma dica pra quem tem vontade de pintar, mas ainda não teve coragem de dar o primeiro passo?

Jaque – Com certeza! Eu digo a todos, que cada pessoa tem dentro de si, um potencial! Um talento dado por DEUS.

Eu mesma comecei com pinturas infantis, e até hoje adoro pintar florzinhas, casinhas. O segredo é pintar o que gosta, naturalmente!

Sou admiradora de grandes artistas, mas sei que cada um tem seu toque especial, como eu tenho e você terá também. Cada pintura é única, exclusiva!

A pintura é algo surpreendente, quando você se dispõe em fazer alguma arte, você imagina o que irá fazer, mas o resultado vai além do que imaginamos, é maravilhoso, pois a pintura dá possibilidade infinita de criar. Ter a coragem é dar asas a imaginação, confie em você, faça o seu melhor! Tudo dará certo!

Blog Pintura – Quanto tempo em média você leva pra concluir um trabalho?

Jaque – O trabalho com as cabaças requer um tempo maior. Depende muito do tamanho e quantidade de detalhes que irei utilizar. O fator do clima também influencia, pois a preparação da higienização das cabaças leva alguns dias, depois a aplicação da base, e aí sim começo a criar. Os detalhes em biscuit necessitam de um bom período de secagem para a finalização com o verniz.

O tempo varia de 7 dias para peças menores e 15 dias para peças maiores.


Blog Pintura – Fora a pintura, tem outro tipo de arte/artesanato que você faz? Qual?

Jaque – Gosto muito de objetos rústicos, bijuterias, patchwork, cerâmica, vidro, aramados, bordados em fita, bolos cenográficos biscuit.

Faço também algumas peças de bijuterias. Fiz um curso com algumas técnicas diferentes de entrelaçamentos nas quais utilizo muitas sementes de açaí. Também acrescento alguns detalhes nas cabaças em determinadas peças decorativas.

Com relação ao patchwork, fiz algumas aplicações em minhas camisetas e, por onde eu vou, algumas pessoas me pedem para fazer igual. Adoro criar motivos de mares, casinhas de campo, flores e joaninhas, passarinhos, borboletas…

Confecciono também bolos cenográficos para Buffês (casamentos e aniversários), são feitos em isopor e revestidos de biscuit.


Blog Pintura –
 Você já fez algum trabalho que teve uma história engraçada ou marcou sua vida de uma maneira especial?

Jaque – Houve um momento em minha vida que tive um problema de saúde e eu não conseguia desenvolver meu trabalho. Não tinha coordenação em segurar os pincéis para pintar, isso me deprimia muito.

Foram dias difíceis, eu chorava, me angustiava e a situação se agravava…

Fiz vários exames e nada constava ! Hoje eu entendo que através desta fase triste que tive, aprendi a usar a minha fé. E o meu trabalho tem sido guiado por Deus.

Blog Pintura – O que você mais gosta de fazer além de pintar?

Jaque – Gosto de estar com minha família, meu marido, brincar com meu filho, cuidar das flores, passear, viajar!

Freqüentar a Igreja diariamente.

Assistir às aulas dos mais diversos artesãos na TV, Internet.

Gosto de ir a lojas de artesanatos, papelarias, ver os lançamentos de diversos produtos. Principalmente acompanhar as novidades da Condor.

Amo a Vida! E valorizo cada segundo que Deus me dá.

Blog Pintura – Conte sobre seus objetivos futuros, tem algum sonho que deseja realizar?

Jaque – Sou muito sonhadora! Tenho vários projetos a realizar, com fé em Deus e muito trabalho, tenho batalhado muito, pois quero abrir minha loja para melhor acomodar minhas amadas cabaças e poder atender com mais aconchego meus clientes e amigos.

Ter um espaço onde eu possa realizar cursos, dando aulas, dividir com outras pessoas o que Deus tem me proporcionado.

Gostaria de dar oportunidades a outros artesãos, pois a vida é muito breve, temos que compartilhar os talentos que temos, para que novas gerações venham a dar continuidade e fortaleça a arte.

A vida é arte, construa grandes obras em seu viver…

Blog Pintura – Você quer compartilhar algo com os leitores do nosso blog?

Jaque – Gostaria de agradecer a todos vocês, pelo momento que se dedicaram em conhecer um pouco da minha estória.

Agradeço de coração a todos da Família Condor, pela oportunidade de relatar os acontecimentos de meu viver. É uma equipe linda, iluminada, pois estão sempre se dedicando ao aperfeiçoamento de seus produtos para melhor atender seus consumidores e artistas, e abrindo as portas para novos talentos, valorizando cada vez mais os artesãos. O sucesso que vocês têm não é por acaso, eu sempre fui muito bem atendida e recebida pela equipe. Há muitos anos acompanho o desenvolvimento de seus produtos. Aproveitando a oportunidade gostaria de agradecer em especial às lindas meninas Carla e Sabrina, são pessoas espetaculares que trabalham com amor e carinho e isso se reflete em nós artistas! Estão sempre me apoiando, esclarecendo as informações! Vocês fazem parte da minha vida, e por onde eu for quero caminhar junto com vocês! Sou muito feliz por terem vocês comigo em minhas artes. Amo todos! Tenho muita alegria de compartilhar o que aprendo e o que realizo com vocês lindos companheiros…

Conheça alguns dos trabalhos da Jaque:

 

Dados para contato:

Tel: (35) 3551-2267

Cel: (35) 8869-5124 oi

Cel: (35) 9129-8877 tim

E-mail: danidajaque@yahoo.com.br

www.facebook.com/arte.jaque

 

Jaque, o Blog Pintura só tem a lhe agradecer! Sua participação deixou nosso blog mais colorido e alegre! Desejamos a você muito sucesso e que todos os seus sonhos sejam realizados.

Vamos aguardar agora o próximo Artista Destaque….

Compartilhar

Deixe um comentário

avatar
Organizar por:   novos | mais antigos | mais votados
BIAlvares
Visitante

Lindo!!!

Arte da Jaque
Visitante

Olá BIAlvares ! Muito obrigada pela admiração e consideração ! DEUS Abençoe…

wpDiscuz