Passo a passo: Uvas, com Luis Moreira

O passo a passo de hoje no blog é outra aplicação da técnica de pintura em tecido molhado, com Luis Moreira!

Vamos ao vídeo?

 

Para ver a descrição do passo a passo, retirada do site do Programa Arte Brasil, e o risco da pintura, é só clicar em ‘Leia mais’


Materiais:
– Tecido de Algodão
– Tinta para tecido nas cores branca, sépia, violeta cobalto, verde oliva, azul mar, cinza, púrpura e amarelo ouro
– Pincéis Condor Ref. 456 nº12 e nº16, Ref. 454 nº10 e Ref. 224 nº10
– Pulverizador de planta contendo um copo de água com 1 copo de álcool 92 graus ou somente álcool se o grau for inferior à 60 graus.
– Papel carbono de cor clara ou lápis 6B
– Placa de MDF
– Cola Permanente

 

Passo a passo:
1. Transfira o risco para o tecido com auxilio de papel carbono ou a mão livre com lápis 6B.
2. Fixe o tecido sobre a placa de mdf sem cola permanente.
3. Molhe todo o tecido com risco com a mistura de água e álcool na proporção indicada (somente diluir se o álcool for superior à 60 graus) com o pulverizador; pulverize cerca de quatro dedos alem da área desenhada.
4. Com o pincel Condor ref. 456 – 12 preencha as uvas com a cor violeta cobalto procurando deixar próximo ao cabinho de cada bagos mais escuro em relação à ponta aonde a cor vai suavizando.
5. Com o pincel Condor ref. 456 – 12 e as cor verde oliva na ponta do pincel faça as folhas alternadamente com movimento do centro para a lateral e da lateral oposta para o centro.
6. Aplique uma camada da mistura de água e álcool sobre todo o risco.
7. Com o pincel Condor ref. 456 – 16 e a cor azul mar faça a sombra ao redor de todo o risco, esfumaçando-a com movimentos circulares e suaves para não demarcar as tintas.
8. Com o pincel Condor ref. 224 – 10 e a cor branca, faça a luz das folhas sempre no sentido contrario a cor já colocada utilize sempre o pincel em pé.
9. Com o pincel Condor ref. 224 – 10 e a cor branca faça o contorno de cada uva procurando espalhar a tinta sempre em forma de circulo para deixa las redondas.
10. Deixe a peça secar para a fixação da tinta por 12 horas na posição horizontal

 

Para abrir o risco original do Luis Moreira, só clicar aqui e salvar a imagem.

Compartilhar

Pin It

6 comentários

  1. maria lecy rosa 03/06/2012 at 14:32 - Responder

    acho linda apintura de luiz moreira comecei a pintar agora com 70 anos não sei se chegarei a pintar assim mas assisto todas as aulas dele para aprender algo mais obrigada

  2. Achei linda a pintura, comecei a pintar mas acho q nunca conseguirei pintar como ele… q parece facil mas vai pintar pra ver se consegue!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>