PaP – Havaiana personalizada com pintura

Hoje trazemos a vocês um passo-a-passo bem diferente: a pintura em chinelo/havaiana!

 

 

Esta técnica foi desenvolvida por Flávia, integrante da nossa Equipe Condor… é bem simples e o resultado muito interessante!

 

Vamos lá? Clique em “Leia mais” para o passo a passo completo!

 

 

Havaianas personalizadas com pintura

 

Material:

– Havaiana [Chinelo de borracha]

– Tinta vinílica*

– Solvente para tinta vinílica*

– Lápis grafite B

– Pincel Condor Ref. 475 número 06

– Pincel Condor Ref. 408 número 0

 

* Foram feitos testes com tinta acrílica, e com uma camada de termolina leitosa para proteger o chinelo, durou bastante. Então se preferir trocar a tinta, ou não encontrar em sua cidade sem problemas! De qualquer forma, pintura sai com o uso do chinelo, por causa do atrito, como as estampas que vêm originalmente neles mesmo.

 

Foto 01 – Material utilizado

 

Fotos 02/03 – Imprima o risco a ser pintado na havaiana, e com o lápis cubra totalmente com grafite a parte de trás do desenho, de modo a formar uma espécie de carbono.

 

 

Foto 04 - Coloque o risco sobre a havaiana, com a grafite virada para baixo, e aplique o risco na havaiana. Pode ser necessário um reforço direto com o lápis no chinelo para que o desenho fique bem marcado.

 

Foto 05 - Havaiana com o risco a lápis, como deve ficar após a transferência do risco.

 


Foto 06 – Com o pincel Ref. 475 n.06, preencha a área maior do desenho.


Fotos 07 e 08 – Com o pincel Ref. 408 n.0, complete o desenho pintando os detalhes menores.

Foto 09 – Chinelo pronto.

 

 

Algumas dicas:


– A borracha não aceita a transferência do risco por carbono… por isso ela deve ser feita como mostrada aqui, ou se preferir, você pode desenhar direto no chinelo!

–  Para conseguir desenhar com qualidade, a pintura deve ser feita apenas em chinelos de cores claras.

– Quanto mais tempo demorar a começar a usar o chinelo após a pintura, mais tempo ela dura depois que começa a ser usado, pois adere melhor à borracha.

– Se usar a tinta vinílica não é necessário nenhum verniz ou protetor. Mas se usar tinta acrílica, recomendo o uso de termolina ou verniz impermeabilizante!

 

 

 

Compartilhar

Pin It

58 comentários

  1. Colegas…a tinta vinílica também pode ser usada em chinelos similares a havaiana (70%borracha e 30% EVA), tendo o mesmo retorno de durabilidade que as havaianas???

  2. Gostaria de saber?

    1- Posso pintar IMAGENS MAIORES com tinta vinílica ? No chinelo? Que pincel uso neste caso?
    2- Uma flor de 4 cm é possível pintar no solado do chinelo? Queria pintar as pétalas de uma cor e o miolo e as folhas de outra com mas com tinta vinílica , que pincel uso?

    agradeço a atenção

    • Olá Claudia!
      Primeiramente agradecemos seu contato!
      É possível sim pintar imagens maiores com a tinta vinílica, o único problema é que quanto maior a superfície a ser pintada maior será a facilidade de desbotar.
      Com relação ao pincel, pode-se usar a mesma referência 475 , que é um pincel redondo, porém um número maior como 10 ou 12.
      Se a imagem da flor não for arredondada pode-se optar pela referência 421, que é um pincel chato curto, excelente para preenchimento, e a numeração vai depender do tamanho da imagem podendo ser usado o número 10.
      Com relação as cores, não há problema, basta lavar o pincel corretamente e colorir da cor desejada.
      Esperamos tê-la ajudado, qualquer dúvida estamos à disposição!
      Abraços.

  3. Jocielly Dos Santos Seixas 23/02/2014 at 17:18 - Responder

    Ola boa tarde vou começar a fazer sandálias personalizadas já ate comprei a maquina estou esperando chegar e pesquisando conheci o blog gostaria de mais informações de como personalizar com tinta sera que o blog teria um vídeo com o passo a passo? Amei a forma como foi personalizada a sandália a cima então gostaria de mais infomaçoes sera que o blog poderia me ajudar? aguardo resposta boa tarde

    • Olá Jocielly!

      Que bom que gostou do conteúdo do nosso blog, estamos à disposição sempre que precisar!

      Quanto a pintura em sandálias, nós não temos vídeos só o passo a passo acima!

      Quanto a tinta a utilizada foi a tinta vinílica, mas você pode usar a acrílica também. Caso use a vinílica não é necessária a aplicação de nenhum outro material para proteção, mas se usar a tinta acrílica, recomendo finalizar com termolina leitosa.

      Se tiver alguma dúvida escreve pra gente!

      Abraços.

  4. Eudenia Gonçalves da Silva 22/10/2012 at 19:21 - Responder

    Eu fiz uma experiencia com chinelos resinados e pintados com verniz para vitral. O trabalho e lindo mas pouco durável.No caso da pintura com tinta acrílica eu usei verniz para chinelo , sera que a ter molina e mais durável ?

    • Eudênia, nenhum tipo de pintura é permanente nas havaianas. Nos meus testes com termolina, ela saía e levava a tinta toda junto, no caso, a tinta vinílica. Nunca fiz testes com acrílica! Abraços e boa sorte! Flávia

  5. ha,tem outra pergunta!
    o normal da pintura é ir desbotando com o tempo?
    ou pode se soltar em peliculas, pedaços de tinta..?.wlw.abrçs.

  6. muito bonito e pratico,,,,parabens.
    eu gostaria de saber a proporção da mistura do solvente na tinta vinilica….e se ambos tem q ser a mesma marca.
    essa tinta tem a a mesma aderencia em outras borrachas q não sejam havaianas? vlw, abrçs.

    • Olá Sergio!
      Não existe uma proporção correta pro solvente, você deve deixar a tinta da forma mais adequada pra seu estilo de estampa. Se for usar telas de silk ela deve ser bem diluida, com pincel ela é melhor trabalhada mais grossa. Não sei pra quais outros materiais essa tinta é indicada, mas você pode obter essa informação na loja onde comprar a tinta, assim como a informação da marca. E com o tempo, podem acontecer as duas coisas: desbotar [tinta bem diluída] e soltar partículas [tinta mais grossa]. Boa sorte!

  7. ola a todos eu vou fabricar chinelo e estou aprendendo ja aprendi a fazer telas para pintar com silk e ja comprei tintas e comprei aderente e solvente eu tenho q passar o aderente antes certo e depois ja venho com a tinha se alguém puder me ajudar e se tiver uma dica ou um produto q possa ajudar para a tintar durar mais e nao sair facil obrigado um forte abraco para todos do site gostei bem elgal a suas ideias aq

  8. Gostaria de saber se eu quiser tirar a tinta novamente, para, por exemplo, fazer outra pintura. Como a removeria?

  9. Edileuza Gomes da Silva 26/04/2012 at 12:07 - Responder

    Amei o trabalho. Gostaria de saber se tem algum trabalho com baixo relevo em havaianas. Grata.

  10. OI ADOREI A TECNICA E GOSTARIA DE SABER ONDE EU ENCONTRO ESSE RISCO QUE ACHEI SUPER FOFO …QUERO FAZER PARA MINHA MAE…

    OBRIGADA VANESSA

  11. livia almeida borges 03/02/2012 at 11:52 - Responder

    amei estas chinelas!!!!!!!!!!
    eu ja faço artesanato com chinelos havaiana so que na minha cidade esta muito caro as chinelas.para eu adquerir as chinelas por um preço mais enconta quais os procedimentos?
    vc estão de parabénssssssssssssssssssssssssssss.

    • Olá Lívia!
      Como a distribuição e disponibilidade varia de lugar pra lugar, não sabemos te dar essa informação. Na cidade da artesã que fez o passo a passo, hoje há um atacado que vende por um preço melhor, mas no início ela comprava na loja, pelo preço normal – por volta de R$15 o par. O ideal é que você converse nos mercados e mercearias de sua cidade, perguntando por fornecedores! Boa sorte!

  12. gostaria de saber comoeu possa encontra essecarbona para desenha na sandalias de borrachas e as tintas

    • Olá Linda!
      Como explicamos no post, não é usado carbono! Leia as instruções com atenção, que você verá como o desenho é passado para o chinelo! E a tinta é encontrada em casas de material para silk-screen, como também escrevemos no post! Abraços!

  13. adorei este idéia estou começando agora a trabalhar com chinelo ótima dica parabéns.um grande abraço.

  14. EXISTE UM LAPIS ESPECIFICO PARA O DESENHO FICA BEM MELHOR NA CHINELA PK EU FIS COM LAPIS NORMAL E NAO DEU CERTO OBG

    • Olá Jorgianne!

      Qualquer lápis pode ser usado, mas na maioria das vezes é necessário que você redesenhe a imagem desejada, pois as marcas a lápis podem ficam muito claras. Boa sorte!

  15. vcs estao de parabens nossa obg por mim ajunda nessa ideia ja fazia muito tempo q queria aprede uma tecnica nova bjs

  16. Olá!
    Não entendo muito bem disso, mas adorei a idéia e gostaria de fazer uma para minha mãe!
    Quando uso essa tinta vinilica? Depois de tudo pronto é que passo ela no chinelo todo como se fosse um verniz?
    E pra isso tenho que dissolver ela nesse solvente? Como?
    Rs…
    Desde já, agradeço!

    • Gislaine, a tinta vinílica é uma tinta especial para borracha, encontrada em casas de produtos para Silk screen. É só ir à loja e pedir por esse nome mesmo, vinílica! Ela é encontrada apenas nas cores básicas, então qualquer cor mais ‘diferente’ que queira é necessária fazer com mistura. A cor rosa utilizada nesse chinelo é resultado da mistura de vermelho com branco [no olho, mesmo, sem medida!]. Ela também é muito grossa, por isso precisa do solvente para ficar com uma textura ideal para o uso. Nessa havaiana da foto foi usada apenas essa tinta, sem nenhum tipo de verniz, mas como ela pode ser difícil de achar, indicamos a tinta acrílica, para ser usada no lugar da vinílica. Aí você pode pintar normalmente com a tinta acrílica, e 24 horas após a pintura você impermeabiliza com termolina!

      Qualquer dúvida é só escrever!

    • Luci, a havaiana pode ser lavada normalmente com qualquer uma das duas tintas! Mas como explicado no texto, com nenhuma delas a pintura é permanente, por causa do atrito… fazendo uma comparação, é como se você lixasse uma caixinha em mdf depois de pronta, sabe? Ela pode ser usada e lavada, mas vai desbotando aos poucos!

  17. Andreia Frezarim 23/08/2011 at 12:47 - Responder

    Olá!!!
    Parabéns pra Flàvia!!!Ficou muito legal,lindo,e muito pratico de fazer.Ameeei!!!!Bjins
    Obs: Qual verniz é este?Pode me enviar a resposta?
    Agradeço desde já.

    • Olá Andreia, obrigada!!

      A tinta utilizada é a vinílica, mas você pode usar a acrílica também. Caso use a vinílica não é necessária a aplicação de nenhum outro material para proteção, mas se usar a tinta acrílica, recomendo finalizar com termolina leitosa.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

  18. Adorei a dica, vou correndo comprar as minhas havaianas branquinhas, quero fazer uma bem colorida pro verão ! Bjos pra toda a equipe Condor !

  19. Sonia Cristina Telles Martins de Toledo 17/08/2011 at 11:16 - Responder

    Olá
    obrigada pela dica,amei não conhecia.Queria saber sobre essa tinta vinilica,nunca usei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>