Espaço Condor: Pintura Marmorizada

E ontem foi dia de Espaço Condor no Programa Arte Brasil! Ontem Célia Bonomi nos ensinou a técnica de Pintura Marmorizada, um efeito super simples mas que causa uma impressão enorme!

 

Ela ensinou a técnica em uma peça de gesso, mas ela pode ser usada sobre qualquer superfície lisa, como madeira [mdf ou móveis] ou paredes. Vamos ao vídeo?

 

 

Para ver a lista de materiais completa e a descrição do passo a passo é só clicar em “Leia mais”!

 

Material necessário:

- Pincel Condor ref. 424 nº 24

- Pincel Condor ref. 427 nºs 12 e 22

- Pincel Condor ref. 482 nº 24

- Pincel Condor ref. 456 nº 24

- Pincel Condor ref. 422 nº 00

- Godê Condor ref. 561.

- Peça de gesso

- Médium envelhecedor, cores: Blue Night, Marrom Madeira e Cinza Medieval.

- Estopa

- Verniz acrílico

 

Passo a passo:

01- Com o pincel 424/24 aplique na peça, de duas a três demãos da base acrílica, até que fique totalmente coberta. Aguarde a secagem.

02- Após a secagem disponha em uma bandeja as cores do gel médium envelhecedor que serão utilizadas (deixe um espaço entre as cores), e também o gel para matizar.  Prepare também algumas bolinhas de estopa e reserve.

03- Carregue com carga dupla o pincel 427/22 da seguinte maneira, na parte inferior (mais curta) umedeça no gel para matizar e na parte mais longa, apenas na ponta do pincel umas das cores do médium, aplique na peça já definindo nessa pincelada o primeiro veio do mármore, em seguida, enquanto o produto ainda estiver molhado, use o pincele 482/24 e esfume a pintura para suavizar o traço, repita essa operação alternando as outras cores de médium.

04- Por partes, antes que seque o produto, molhe o pincel 456/24 e tire o excesso da água, e com as pontas dos dedos espirre gotinhas sobre a pintura, em seguida bata com a bolinha de estopa abrindo alguns grânulos.  Dessa maneira preencha toda a peça e aguarde a secagem.

05- Utilizando o pincel 427/12 aplique, da mesma maneira, o gel para matizar e os envelhecedores para destacar os veios. Por fim, com o pincel 422/00 faça traços bem finos. Aguarde secagem.

06- Para finalizar aplique o verniz acrílico com o pincel 424/24.

 

Dicas: os veios devem ser feitos sempre em traços diagonais à peça.

 

Outras sugestões: substitua as cores para conseguir outros efeitos.

 

Compartilhar

Pin It

3 comentários

  1. Adorei a técnica. Iniciei minhas aulas de pintura em gesso agora; quero aprender muito mais. Gostaria de mais aulas ou dicas. No aguardo, muito obrigada. Bj.
    Porto Alegre – RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>